AnimesInformação Geral

Anime, animê (português brasileiro) ou animé (português europeu) em japonês: アニメ, é qualquer animação produzida no japão.

A palavra é a pronúncia abreviada de “animação” em japonês, onde esse termo se refere a qualquer animação . Para os ocidentais a palavra se refere aos desenhos animados vindos do Japão.

Ao contrário do que muitos pensam, o animê não é um género, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os géneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, etc.).

Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs. (esses formatos encontram-se divididos no Fansub por questões de logística)

Características

Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados e a abordagem de temas variados, como ficção científica, aventura, terror, infantil e romance.

É bastante comum, mesmo nas produções infantis, encontrar situações de humor adultas.

Há também na animação japonesa grande presença de personagens bem-humorados, mesmo que alguns tenham uma conotação homossexual. As suas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e heterossexuais, mas fora deste contexto, como no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens.

Em muitas produções pode-se conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos, como:
-gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento;                                         —diminuição súbita do personagem representando vergonha ou medo;
-nervos estilizados, dentes ou chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade;
-olhos grandes e expressivos;
-traço simplificado.

A voz também é um elemento muito importante num personagem. Elas são selecionadas de acordo com a personalidade dos personagens. Vozes muito poderosas, infantis, estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem parte do universo de qualquer anime, e os dubladores ou seiyu são alvos da admiração de muitos fãs.

(Adaptado de Wikipedia)

Uma ideia sobre “Animes

  • 21 de junho de 2016 em 16:51
    Permalink

    Nessa página poderia ter a lista dos animes do fansub… ç__ç Eu me perco clicando nas janelas!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *